Sustentabilidade é desafio para a construção civil

Sustentabilidade é Desafio Para a Construção Civil - CS Carimbos

Materiais resultantes do processo de extração mineral podem ganhar novos fins na engenharia de casas e prédios, que são o depósito em uma barragem de rejeitos. O aproveitamento desses resíduos ou a adoção de qualquer outra prática que reduza o impacto ambiental trazido por uma edificação é o novo desafio da construção civil.

O assunto ganhou destaque nos dias 18 e 19 de novembro, com a realização do 5º Seminário Internacional de Construção Sustentável, que ocorreu em Belo Horizonte. O evento foi idealizado pela EcoConstruct.

Diretora técnica e comercial da empresa, Cristiane Silveira de Lacerda acredita que o momento é propício para o debate. “Tragédias semelhantes à que atingiu o município de Mariana sempre acendem o sinal vermelho para a população e grandes corporações sobre os riscos do desenvolvimento em desarmonia com o meio ambiente”.

De uma hora para outra, diz Cristiane, as pessoas se dão conta de que o progresso tem que ser sustentável, ou o futuro da própria humanidade ficará ameaçado.

Alternativas

No caso da mineração, exemplifica Cristiane, os rejeitos podem ser transformados em tijolos. Ainda hoje, porém, faltam investimentos que viabilizem a aplicação dessas ideias na construção civil.

No seminário também foi proposto a discussão sobre eficiência energética na construção civil, mostrarando novos produtos ecológicos e apresentou uma experiência de outros países. “Um dos convidados de mais destaque é o professor Lutz Katzschner, da Alemanha, que presta serviços de consultoria no mundo inteiro e tem ajudado no planejamento de novas cidades”.

Fonte: Anicer

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest